Rádio Líder do Vale

30 de mar. de 2012

Governador Beto Grill instala o CEDRS

Governo instala o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável

O governador em exercício, Beto Grill, instalou na manhã desta sexta-feira (30) o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS). A solenidade ocorreu no salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini. Conforme determina a Lei, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, foi empossado como presidente do CEDRS.

Em discurso, Beto Grill afirmou que o combate às desigualdades passa por avanços no setor primário, em especial na agricultura familiar. Disse que o desenvolvimento se faz a partir do fortalecimento das nossas potencialidades e "ter órgãos como o Conselho, que pensam para onde vamos e o que queremos, vai ser importante para o Estado". Ele acredita que o CDERS deve se consolidar como um espaço fundamental para apontar novas políticas para o desenvolvimento rural do estado".

O secretário Ivar Pavan lembrou do desafio que o Conselho terá: orientar quais políticas vão ser implementadas e como elas vão chegar ao público beneficiado, especialmente, aos agricultores familiares. Pavan reforçou, ainda, a importância da instalação do CEDRS, dizendo que as cadeias produtivas ligadas ao campo respondem por 50% do PIB gaúcho, sendo 27% oriundos da agricultura familiar.

Representando os demais conselheiros e o Fórum da Agricultura Familiar na região Sul do Estado, Rita Surita falou que o campo é um lugar estratégico e de desenvolvimento econômico e social. Para ela, "a crise alimentar mundial mostrou que a cidade depende do campo. Por isso, é extremamente relevante termos um Conselho que aponte diretrizes para o governo desenvolver ainda mais este setor".

Câmaras

Após a instalação do Conselho e posse dos conselheiros, foi realizada a primeira reunião, na qual foram aprovados o regimento interno e a criação de 17 comitês regionais. Além disso, os conselheiros aprovaram as câmaras temáticas (Crédito Fundiário, Política e Credenciamento, Assistência Técnica e Extensão Rural - Ater, Infraestrutura e Serviços, Energias Renováveis e Agroecologia). Foram aceitas a inclusão na Câmara de Energias Renováveis, a Câmara de Agroenergia da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), bem como a Cooceargs e o IRGA, na Câmara de Agroecologia, e as Cooperativas de Crédito, na Câmara de Crédito.

Na solenidade, compareceram, entre outras autoridades, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), representantes da Caixa Econômica Federal, da Emater, o prefeito da Ivorã, Luiz Fernando Marin, (Famurs), o secretário-adjunto da Seapa, Cláudio Fiorese, e o diretor de Agricultura Familiar da SDR e secretário-executivo do CEDRS, José Batista. Pela Ceasa (Central de Abastecimento do RS), estavam presentes Lotário Vier (presidente), Gerson Madruga (diretor técnico-operacional) e Paulo Tavares (diretor administrativo e financeiro).

Texto: Roger da Rosa
Foto: Cláudio Fachel

Nenhum comentário:

Postar um comentário